domingo, 29 de maio de 2016

Considerações Sobre Orientação Vocal com Aluno Jair Rezende (Coral Homens que Louvam o Senhor) - Parte 01

É importante ressaltar que nosso foco no treinamento vocal não é apenas sugerir exercícios e práticas, “passar receita” pra cantar. Muito mais importante que isso, é a partir do momento que se traça um perfil sobre a qualidade vocal do falante, a instrução vocal focará em como proporcionar ferramentas facilitadoras para o desenvolvimento de uma percepção de si mesmo. Com isso, se torna bastante explicito o quanto a emissão vocal depende das estruturas musculares e do material aero dinâmico na fonte friccional.

Existem pessoas que já apresentam em sua voz falada sinais de fadiga, mesmo isso sendo negativo no sentido de dificuldade em deixar a voz constante ao canto, isso também é positivo, no sentido de reconhecimento da necessidade de um treinamento sistematizado, visando o comportamento de sua fisiologia. Pois existem cantores, coristas que passam por eventos de incapacidade vocal em emitir determinadas frequências, e utilizam de maneiras desgastantes para emiti-las, como o uso exacerbado do volume. Mas comumente com coristas, esse volume é solicitado para a soma das vozes, o mesmo dispõe do aumento de intensidade concentrando a força a nível faríngeo pela hipercinesia em nível cervical com pressão expiratória insuficiente. Enfatizamos esse comportamento para dizer que, mesmo que esteja mascarado, e seja mais tardio o aparecimento de alguma debilidade vocal no canto, essas práticas errônias acarretarão em desvios funcionais posteriormente.

Temos contemplados resultados bastante positivos na emissão de Jair Rezende. Quero parabenizá-lo pelo seu empenho em se retificar constantemente, dando o devido crédito ao que é decidido em aula. Aos poucos com um treinamento sistematizado temos conseguido diminuir as quebras vocais involuntárias na emissão, e rugosidade, com aumento da eficiência glótica ao executar a extensão melódica de cada canção.

Minhas considerações para o condicionamento dessa voz vão ser expressas por partes, mostrando a evolução gradativa do aluno. Nessa primeira parte, veremos o quanto é importante a noção da postura cervical para a emissão vocal. E na questão prática, o condicionamento de pressão expiratória tem influencia direta na eficiência de vibração de pregas vocais pela regulação da pressão a nível subglótico.



Maxwell Silva

Pesquisador e Coach Vocal


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