sábado, 28 de maio de 2016

Considerações sobre do aperfeiçoamento de Ressonância e Afinação (Condicionamento Vocal da Aluna Karolaine)

Para se trabalhar uma voz é necessário estratégias sonoras, para influenciar o aluno a sentir a melhor emissão com menor esforço, isso será essencial para posteriormente despertar uma projeção impostada. Esse condicionamento de inicio é ativamente auditivo, tanto para chamar a atenção do falante para uma colocação vocal com ressonância equilibrada quanto para esclarecer deslizes na afinação. Tenho percebido que essa relação é cada vez mais estreita, a afinação acontece quando é encontrada a emissão mais plena. É como se mesmo que o som for bem abstraído a nível auditivo e neural, se não for usado a amplificação precisa a afinação não acontecerá. Isso implica dizer que um ressoador com superfícies rígidas enfatizará uma sonoridade alta/aguda, isso pode dificultar o falante em perceber quando está “fora do tom”.

Não tem como separar o treino auditivo do condicionamento de emissão, não só pelo fato que o aluno tem que perceber as diferença de altura das notas. Mas sim, para que se crie a sensibilidade sonora, de se convencer que quanto mais equilibrada for a acústica teremos uma reposta de freqüência melhor, na exatidão das notas e no foco ressonador. Por exemplo, ao deixarmos a ressonância mais oral teremos além de mais graves uma facilidade de leveza cervical, ao contrário quando o foco ressonador está mais nasal na maioria das vezes é provido de uma ressonância faríngea acentuada pelo próprio diâmetro desse ressoador, fazendo com que a pessoa não consiga emitir a nota que percebe (audição) e abstraiu (processamento auditivo), mesmo usando o movimento laríngeo exato (afinação).

Na colocação vocal da aluna Karolaine foi percebido que quanto mais proporcionarmos um equilíbrio de ressonância oral terá melhor resposta de afinação, e que nesse momento de condicionamento de emissão qualquer presença de constrição trará grande influência na afinação principalmente por sua tendência a hipernasalidade. Conseguimos balancear a ressonância tendo melhor desempenho melódico na extensão da canção Pão e Vinho - Ministério Amor e Adoração.


Maxwell Silva

Pesquisador e Coach Vocal



Nenhum comentário:

Postar um comentário