Para se
trabalhar uma voz é necessário estratégias sonoras, para influenciar o aluno a
sentir a melhor emissão com menor esforço, isso será essencial para
posteriormente despertar uma projeção impostada. Esse condicionamento de inicio
é ativamente auditivo, tanto para chamar a atenção do falante para uma
colocação vocal com ressonância equilibrada quanto para esclarecer deslizes na
afinação. Tenho percebido que essa relação é cada vez mais estreita, a afinação
acontece quando é encontrada a emissão mais plena. É como se mesmo que o som
for bem abstraído a nível auditivo e neural, se não for usado a amplificação
precisa a afinação não acontecerá. Isso implica dizer que um ressoador com
superfícies rígidas enfatizará uma sonoridade alta/aguda, isso pode dificultar
o falante em perceber quando está “fora do tom”.
Não tem como
separar o treino auditivo do condicionamento de emissão, não só pelo fato que o
aluno tem que perceber as diferença de altura das notas. Mas sim, para que se
crie a sensibilidade sonora, de se convencer que quanto mais equilibrada for a
acústica teremos uma reposta de freqüência melhor, na exatidão das notas e no
foco ressonador. Por exemplo, ao deixarmos a ressonância mais oral teremos além
de mais graves uma facilidade de leveza cervical, ao contrário quando o foco
ressonador está mais nasal na maioria das vezes é provido de uma ressonância
faríngea acentuada pelo próprio diâmetro desse ressoador, fazendo com que a
pessoa não consiga emitir a nota que percebe (audição) e abstraiu
(processamento auditivo), mesmo usando o movimento laríngeo exato (afinação).
Na colocação
vocal da aluna Karolaine foi percebido que quanto mais proporcionarmos um
equilíbrio de ressonância oral terá melhor resposta de afinação, e que nesse
momento de condicionamento de emissão qualquer presença de constrição trará
grande influência na afinação principalmente por sua tendência a hipernasalidade.
Conseguimos balancear a ressonância tendo melhor desempenho melódico na
extensão da canção Pão e Vinho - Ministério Amor e Adoração.
Maxwell Silva
Pesquisador e Coach
Vocal
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