quarta-feira, 15 de junho de 2016

Método de Proprioceptivo-Dinâmica para Condicionamento de Voz Cantada – Considerações de Laboratório com Jair Rezende (Coral Homens que Louvam o Senhor)



Acompanhar o irmão Jair Rezende tem me proporcionado uma devolutiva objetiva quanto o efeito fisiológico de cada exercício, e de como é importante está ciente sobre o sentido da aplicabilidade enquanto treino e condicionamento. Associado a isso, temos os fatores psicogênicos, a forma com que o aluno entende e expressa às dificuldades, e a imagem acústica enquanto propriocepção em cada evento vocal, e que o mesmo tem, sobre se mesmo.  
Se considerarmos a vertente fisiológica na amplificação do som, ou seja, o comportamento da fonte friccional, Belhau e Russo (1993). Estamos nos referindo ao nível de constrição das paredes faríngeas, a disposição do esfíncter velofaringeano e ao aproveitamento do fluxo expiratório. Mas para que tudo isso aconteça, ou seja, o automatismo na dinâmica vocal aconteça, consideramos o fator psicoemocional que pode influenciar positivo ou negativamente no aperfeiçoamento dessa coordenação.
Isso conduz a refletir que a emissão mesmo estando associada à projeção vocal, enquanto disposição muscular, se separada no procedimento de condicionamento vocal psico, emocional e proprioceptivo, que consequentemente com o automatismo gerado pela ginástica vocal, no sentido isométrico, resultará na dinâmica, na potencialização da expressão por meio da linguagem cantada.



Maxwell Silva

Pesquisador e Coach Vocal

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