Acompanhar o
irmão Jair Rezende tem me proporcionado uma devolutiva objetiva quanto o efeito
fisiológico de cada exercício, e de como é importante está ciente sobre o
sentido da aplicabilidade enquanto treino e condicionamento. Associado a isso,
temos os fatores psicogênicos, a forma com que o aluno entende e expressa às dificuldades,
e a imagem acústica enquanto propriocepção em cada evento vocal, e que o mesmo
tem, sobre se mesmo.
Se
considerarmos a vertente fisiológica na amplificação do som, ou seja, o comportamento
da fonte friccional, Belhau e Russo (1993). Estamos nos referindo ao nível de
constrição das paredes faríngeas, a disposição do esfíncter velofaringeano e ao
aproveitamento do fluxo expiratório. Mas para que tudo isso aconteça, ou seja,
o automatismo na dinâmica vocal aconteça, consideramos o fator psicoemocional
que pode influenciar positivo ou negativamente no aperfeiçoamento dessa
coordenação.
Isso conduz a
refletir que a emissão mesmo estando associada à projeção vocal, enquanto
disposição muscular, se separada no procedimento de condicionamento vocal psico,
emocional e proprioceptivo, que consequentemente com o automatismo gerado pela
ginástica vocal, no sentido isométrico, resultará na dinâmica, na potencialização
da expressão por meio da linguagem cantada.
Maxwell Silva
Pesquisador e Coach Vocal
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