Muitos
cantores com demanda vocal aperfeiçoam empiricamente ajustes vocais para
atender o estilo que admira e que precisa exercer. Essas configurações
supraglóticas com sentido estético atendem as expectativas do cantor e do
público, enquanto sonoridade e alcance vocal. Mas, se considerarmos o fator
comportamento vocal veremos que determinadas maneiras de se atingir tal
proposta, está potencializando o desgaste vocal, que para muitos que não tem
demanda se torna mascarado (não percebível). Quando buscamos equilibrar a
consciência de saúde vocal para voz cantada, precisamos enfatizar que a mesma
conduta que um falante sem demanda vocal teria, não vai proporcionar a
assessoria com eficácia necessária para um cantor, que por ofício tem exigência
de determinado som, com determinado volume. Então, o fator diferencial em
questão é o condicionamento vocal para estética de tal voz cantada, visando
possibilitar postura cervical, treinamento glótico e pneumofônico necessário.
Pois, nem toda voz que apresenta potência vocal elevada tem boa projeção.
Estamos
desenvolvendo um treinamento que atenda a demanda do Repertório do Cantor
Daniel Novato, com objetivo de não apenas proporcionar o aquecimento ideal, mas
além dos ajustes motores necessários, visamos conhecer as possibilidades de
repertório a partir do rendimento vocal.
Maxwell Silva
Pesquisador e Coach Vocal
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