A qualidade vocal não depende exclusivamente da fonação (vibração das pregas vocais) e sim de todo o trato vocal, teoria fonte e filtro, Fant (1960). Ao filtro podemos chamar também de fonte friccional, Behlau e Russo, 1999. A fricção é caracterizada pela aproximação das estruturas musculares do trato vocal o deixando mais estreito, isso resultará em agrupamentos de harmônicos constituindo os formantes.
Cada pessoa demonstra um tipo de ressonância vocal, primeiro pela divergência anatômica, e seguinte, fisiologicamente, por causa do foco sonoro utilizado constantemente, e no momento de emissão cantada as estruturas se comportam de forma diferente da voz falada, mostrando na maioria das vezes que a frequência fundamental não é apresentada da mesma forma, com o mesmo “colorido” usado na fala.
Além do condicionamento muscular, a partir da referencia psicoacústica, foi visado mudar o foco de ressonância de Rhafael Cunha com objetivo de contribuir para imagem pessoal positiva do aluno/cliente. Isso valorizará um equilibro psicológico para emissão cantada sem hipercinesias e contrações involuntárias que desequilibram a emissão vocal.
Maxwell Silva
Pesquisador e Coach Vocal
Nenhum comentário:
Postar um comentário