O que é conhecido popularmente como timbre vocal, é
um conjunto de características que definem cada qualidade vocal. Isso tem
relação com o formato facial, o diâmetro do trato vocal (cavidade nasal,
cavidade oral, supraglote e faringe), e a disposição de rigidez do tecido mole.
Quando nos referimos á atividade do canto, consideramos essencialmente a
posição laríngea, o nível de constrição das paredes faríngeas, o fechamento
velofaringeano e a translação mandibular (Não enfatizando nessa fase de
emissão). Ou seja, a voz falada adequadamente aceitável precisa ser enfatizada
na emissão cantada, a partir de um treinamento sistematizado, e ajustes
específicos para colocações vocais específicas.
Considerações técnicas:
Karol: Diminuição de hipernasalidade, melhor resposta de afinação a
partir do trabalho sistematizado de percepção auditiva associado com
propriocepção muscular.
Mariana: Precisão na habilidade pneumofonoarticulatória,
aperfeiçoamento de extensão melódica a partir do aproveitamento de ressonância
e estabilidade laríngea.
Luciana: Melhor coaptação glótica e eficiência expiratória com aumento
de intensidade e diminuição de desconforto vocal causado pela hipercinesia da
musculatura cervical.
Maxwell Silva
Pesquisador e Coach Vocal
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