Para iniciarmos a trabalhar a projeção vocal desejada, foi visado contribuir e adequar primeiramente a emissão, com diminuição de hipercinesia, aumento de eficiência glótica, coordenação pneumofônica com o aperfeiçoamento da respiração costodiafragmática abdominal e aumento de pressão subglótica com o treinamento do apoio suporte. Hoje estamos focados nas configurações favorecedoras para a projeção vocal, já incrementando as quebras de registro e transitando do modo neutro para o fluído dinâmico.
Metodologia:
Didaticamente, com o objetivo de atender pretensões de iniciantes no canto e cantores de demanda vocal. Tenho baseado o trabalho de condicionamento vocal em três níveis de consciências:
• Nível proprioceptivo: Estimulação da musculatura oral, e desativação da hipercinesia da musculatura extrínseca, construindo para melhor emissão levando a uma sensibilidade auditiva das frequências propostas na canção, com malhação da musculatura intrínseca.
• Nível Biomecânico-sonoro: Aproveitamento de ressonância vocal com o treinamento fonoarticulatório, contribuindo para o alargamento do trato vocal e estabilidade laríngea.
• Nível perceptivo-dinâmico-musica l: Flexibilidade melódica com a noção de quebra vocal e atividade equilibrada do CT, buscando dar condições para que a laringe fique em alerta nas transições para as frequências agudas.
Maxwell Silva
Pesquisador e Coach Vocal
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