Quando se
trata da emissão cantada, menos força é mais som! O que isso quer dizer? Uma
voz que não foi disciplinada às mecânicas respiratórias propositais e ao
exercício de “desativação” da contração excessiva dos músculos cervicais,
levando a constrição (aperto) das paredes faríngeas. Faz com que de certa forma
se pense que para emitir uma intensidade maior, ou seja, para usar a potência
vocal necessite de força. Na verdade, sim, é necessário força, mas essa força
estar relacionada as musculatura da cinta abdominal, pois esses músculos são
formados por fibras mais fortes, a contração dessa musculatura para o fim
fonatório, está relacionada ao aumentar da pressão expiratória. A força do
cantor está na expiração, e a idéia é justamente transformar a pressão
expiratória em pressão sonora, sem contrair excessivamente a musculatura
cervical, que de certa forma impedi a ginástica precisa dos músculos que tem
contato direto com as pregas vocais, a fonte sonora do cantor. Logicamente
falando, o nosso trato vocal, o espaço responsável para que amplificação sonora
aconteça, precisa se encontrar mais lago para termos melhor aproveitamento dos
graves, lembrando que, quando me refiro ao grave, falo da característica do som
da voz e não a alcance vocal.
Para
esclarecer o que me inspirou a essa temática, gostaria de fazer uma citação que
relata esse poder da projeção vocal numericamente, justificando a acústica da
voz. A autora se refere à situação do cantor não fazendo uso do microfone, sobre o acompanhamento de uma orquestra completa, claro, que essa situação é
característica do canto lírico, mas mostra claramente o poder da projeção
vocal.
“ As orquestras sinfônicas têm
parciais frequências (Frequências sucessoras à frequência fundamental) por
volta de 500 Hz, decrescendo o nível de pressão sonora em direção aos agudos. O
fato de o ouvido humano ser mais sensível aos sons agudos e da amplificação
sonora do cantor ser nas regiões de 2.000 a 4.000 Hz explica o porquê deste não
necessitar do uso de microfone para ser ouvido sobre uma orquestra.” (PINHO et al.
2007, Temas em Voz Profissional)
Maxwell
Silva
Pesquisador
e Coach Vocal
Sensacional, obrigado pela contribuição amigo Max!!!
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