A proposta de condicionamento vocal individualizado atende as demandas e necessidades especificas do aluno. Fornecendo a prática com exercícios direcionados para benefício funcional. Com o missionário Denes Souza foi buscado propiciar um melhor fechamento glótico para controle de fluxo transglótico (Reter o fluxo de ar com menos resistência de prega vocal), e como benefício artístico, uma reconfiguração do trato vocal para melhor expressividade.
Seguindo o principio de aperfeiçoamento nesse caso, o efeito prático “imediato” pode ser apresentado das seguintes formas:
• Na autorreferência, autopercepção do aluno em relatar melhora, e maior conforto no canto.
• Na qualidade vocal, que fornece dados do comportamento da fonte, pois de inicio por consequência da ativação e/ou desativação muscular, o comportamento vocal fornecerá características fisiológicas positivas ou negativas, o importante é que dará as coordenadas do que se pode trabalhar de possibilidades para o aluno.
• Na diminuição de ajustes impróprios, que contribuirá entre outros aspectos com a naturalidade de expressividade recorrente da produção vocal mais facilitada.
• No aumento de plasticidade vocal com melhor aplicação do gama total, e estabilidade laríngea permitindo que os registros aconteçam sem interrupções.
As modalidades da prática vocal foram aplicadas com os seguintes objetivos:
• Prática de gama tonal favorecendo o campo dinâmico e contração do CT (Glissando em vibração sonorizada de língua: exercício de trepidação vocal)
• Exercitação isométrica com ajuste palatal para modificação de foco de ressonância (Emissão de vogal aberta e sucessivamente vogal hiposanal para aumento de tonicidade e ativação do véu palatino: Constrição velofaríngea)
• Facilitação de produção vocal com estimulo proprioceptivo do nível de pressão aérea com equilíbrio de resistência vocal em humming (Som facilitador nasal para retardo do fluxo ar por efeito da ressonância retroflexa, levando a menor esforço a nível glótico).
• Ativação de memória sonora a partir da prática de postura de semioclusão do trato vocal (Juntamente com a solicitação de postura cervical favorecedora a prática em semioclusão do trato vocal fornece equilíbrio e sintonia entre as pressões supra e subglótica).
Demonstrando emissão com maior estabilidade de frequência, o aluno mostrou melhor acesso ao registro de peito com pressão aerodinâmica adequada e equilíbrio ressonantal. Uma ressalva: A solicitação de articulação mais vertical foi utilizada, por que se trata do primeiro momento do aluno, então para fins didáticos e para contribuir inicialmente para sua memória sonora e entender qual ajuste pode acessar para o equilíbrio de ressonância, utilizou-se juntamente com a semioclusão do trato vocal o “canto mais vertical” não característico do popular. É indicado que, apresentando maior coordenação pneumofonoarticulatória e ativação do apoio suporte, os ajustes articulatórios em seu sentido horizontal sejam introduzidos.
PRINCIPAIS REFERÊNCIAS:
CROAKE et al, Immediate Effects Of The Vocal Function Exercises Semi- Occluded Mouth Posture On Glottal Airflow Parameters:A Preliminary Study, The Voice Foundation, 2016
CIELO et al, Exercícios De Trato Vocal Semiocluído: Revisão De Literatura, São Paulo; Rev. CEFAC. 2013
PEREIRA, Eliane Cristina et al, Efeito Imediato De Técnicas Vocais Em Mulheres Sem Queixa Vocal, São Paulo; Rev. CEFAC. 2011
BEHLAU, Mara et al, Condicionamento Vocal Individualizado Para Profissionais Da Voz Cantada – Relato De Casos, São Paulo; Rev. CEFAC. 2014
REIMANN, Ana Paula et al, Efeito Imediato Da Terapia Manual Laríngea Em Indivíduos Disfônicos, Säo Paulo; USP-Bauru; 2015. p. 62.
Maxwell Silva
Pesquisador e Coach Vocal
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